Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

AUMENTAM OS MAUS TRATOS AOS ANIMAIS

Os maus tratos sobre os animais estão a aumentar. O alerta é da presidente da Associação de Ambiente e Defesa dos Animais de Vila Verde, Argentina Mota Vieira, preocupada com o cada vez maior número de cães abandonados no concelho e com o degradante aspecto físico em que são encontrados alguns animais.
25 de Junho de 2003 às 00:00
Muitos cães têm sido abandonados em Vila Verde
Muitos cães têm sido abandonados em Vila Verde FOTO: Terraimagem/EPP
"A situação costuma a piorar com a chegada do Verão e a época de caça, mas este ano isto está bem pior", denunciou ontem ao CM Argentina Vieira, destacando os 28 cães-bebés que encontrou introduzidos em cinco bidões de lixo, à porta do canil de Vila Verde, tendo alguns apresentado pernas partidas e quase sufocados. Já esta semana, deparou com uma cadela abandonada depois de ter parido e com as entranhas de fora.
Nas festas de Santo António, um concurso permitiu a entrega de 14 cães a pessoas que se mostraram disponíveis para os acolher, mas no canil há ainda 70 animais, o que torna o local demasiado pequeno. "As condições são boas, sobretudo ao nível da higiene e dos cuidados aos animais, mas está muito apertado", referiu Argentina Vieira, mostrando-se esperançada no rápido avanço do novo canil municipal numa quinta na freguesia de Lanhas, para evitar a ameaça de ruptura e permitir a instalação de outros equipamentos, como uma clínica veterinária.
A dirigente associativa suspeita de que pessoas de outros concelhos têm levado cães para Vila Verde, acrescentando que tem sido obrigada a recusar pedidos de gente de outras zonas, como Braga, para receber os seus animais.
A Associação vilaverdense tem programadas para os próximos dias várias rusgas por diferentes locais do concelho, a fim de acolher animais abandonados, como uma cadela com dois cachorrinhos ou até um husky. "Temos de deparar com cenários horríveis, o que às vezes até nos desanima numa altura tão importante como esta, em que temos de desenvolver campanhas de sensibilização das pessoas para a protecção dos animais, sobretudo em tempo de férias e de Verão", desabafou Argentina Vieira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)