page view

AUMENTOS MAIORES PARA CONTRATOS INDIVIDUAIS NOS HOSPITAIS SA

O Governo apresentou aos parceiros sociais a proposta de Acordo Colectivo de Trabalho, noticia esta sexta-feira o "Jornal de Negócios", que destaca a oferta de aumentos salariais sibstancialmente maiores para os profissionais dos hospitais-empresa que optem por um contrato individual de trabalho, desvinculando-se da Função Pública.

10 de setembro de 2004 às 12:59

Um profissional de Saúde (médico ou enfermeiro) que seja funcionário de um Hospital SA e opte por um contrato individual de trabalho pode beneficiar de um aumento salarial superior em 17 a 23% ao que será atribuído aos profissionais que mantenham o vínculo à Função Pública. De acordo com a proposta, esse aumento salarial não implicará maior carga horária que as actuais 40 horas semanais.

O Ministério da Saúde propõe ainda a possibilidade de cada Hospital SA contratar profissionais apenas para os respectivos serviços de urgência, de aumentar a carga horária e de ceder funcionários a outras unidades hospitalares no mesmo concelho, ou no concelho vizinho, por um período de seis meses. É proposta ainda a alteração do regime do descanso semanal obrigatório, passando os funcionários a ter direito a apenas um fim-de-semana por mês, por defeito.

As administrações dos 31 hospitais-empresa têm até ao final do dia de hoje para responder ao Governo.

O Sindicato Independente dos Médicos já manifestou desconfiança em relação a estas propostas, muito embora reserve comentários mais completos para depois de estudar os documentos.

O Sindicato dos Enfermeiros faz depender a aceitação do Acordo de algumas condições. Em declarações à Rádio TSF, o sindicalista José Correia Azevedo explica que tudo depende de garantias de que os enfermeiros sejam remunerados por um horário compatível com o dos restantes profissionais e que se fixem as pessoas por um período que permita uma integração adequada nos serviços.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8