Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Autarca de Mação deixa bombeiros sem combustível

Várias corporações de bombeiros que integraram o dispositivo de combate queixaram-se do autarca.
Luís Oliveira e Mário Freire 25 de Julho de 2019 às 01:51
Incêndio no concelho de Mação
Incêndio em Mação
Incêndio no concelho de Mação
Incêndio em Mação
Incêndio no concelho de Mação
Incêndio em Mação
Várias corporações de bombeiros que integraram o dispositivo de combate ao, até agora, maior incêndio do ano - começou em Vila de Rei e estendeu-se a Mação - queixam-se de terem sido impedidos de abastecer de combustível neste concelho por ordem do autarca local.

"É uma vergonha. Estava com sete veículos para abastecer num posto de combustível em Cardigos, mas fomos impedidos de o fazer. O homem do posto disse-nos que o presidente da câmara tinha dado ordem para não abastecer os bombeiros", contou esta quarta-feira ao CM o comandante de um grupo de bombeiros, que pede anonimato e que garante que a decisão afetou a operacionalidade dos combatentes.

"Faltou gasóleo para os veículos e motobombas. A situação só foi resolvida com o recurso a um camião cisterna que nos levou o combustível", adiantou. Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, reconhece que a situação aconteceu até perto da meia-noite de domingo". 

"O caso deveria ter sido reportado na altura ao posto de comando, para eles me contactarem e eu ter forma de justificar as despesas de combustíveis", disse o autarca.

A Câmara Municipal de Mação esclareceu em comunicado que "inúmeras viaturas abasteceram no Posto de Combustível em Cardigos de forma a operacionalizar o combate, com a anuência da Câmara Municipal de Mação, em particular do Presidente e do Vice-Presidente, assim como da Junta de Freguesia de Cardigos".

"Para se ter uma noção, informamos que só neste posto foram disponibilizados combustíveis, cujo valor total ascende a cerca de 20.000,00 euros", pode ler-se.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)