Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Autarca da Galiza admite quinta vítima mortal encarcerada

Há quatro vítimas mortais confirmadas.
9 de Setembro de 2016 às 12:56
Acidente na Galiza matou quatro pessoas
Acidente na Galiza matou quatro pessoas FOTO: EPA
O presidente da Junta da Galiza (Governo regional), Alberto Feijóo, admitiu esta sexta-feira que pode existir uma quinta vítima mortal, ainda encarcerada, devido ao descarrilamento com um comboio português na localidade galega de O Porriño (Pontevedra).

O acidente com o comboio da CP que fazia o trajeto Vigo-Porto aconteceu às 09:25 locais (08:25 em Lisboa) e causou quatro mortos (confirmados pelas autoridades), entre os quais o maquinista (português, segundo as autoridades espanholas) e o revisor, um cidadão espanhol. Pelo menos 46 pessoas ficaram feridas.

O responsável galego, que falava aos meios de comunicação social no local do acidente, disse ter informações dos bombeiros que trabalham no local que pode existir uma quinta vítima mortal encarcerada na composição acidentada.

Alberto Feijóo, que tal como os outros líderes partidários regionais interrompeu a campanha eleitoral (a Galiza celebra eleições a 25 de setembro) por causa do acidente desta manhã, disse que o acidente "ocorreu numa reta que, à partida, não deveria apresentar problemas à circulação".

Por outro lado, salientou que existiam passageiros de várias nacionalidades a bordo: portugueses e espanhóis, mas também italianos, coreanos, norte-americanos e de outras nacionalidades da América Latina.

Apesar de a comunicação social espanhola ter dado conta que seguiam a bordo do comboio 65 pessoas, 63 passageiros e dois tripulantes (o maquinista e o revisor), Albert Feijóo sublinhou hoje que apenas foram vendidos 61 bilhetes.

No entanto, ressalvou que podem ter estado a bordo mais passageiros do que estes 61 com bilhete.

O comboio fazia o trajeto Vigo-Porto partilhado com a Renfe espanhola na linha conhecida com o nome "Celta", inaugurada em julho de 2013.
Galiza Alberto Feijóo Galiza Pontevedra O Porriño
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)