Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Autarcas e associações contestam plano para Ria

O presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, anunciou ontem que vai solicitar reuniões no Ministério do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), Assembleia da República e Governo Civil de Faro para reafirmar a sua discordância da proposta do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa, do ICNB.
14 de Junho de 2007 às 00:00
Moradores, viveiristas e mariscadores dizem que projecto desrespeita quem vive e trabalha na zona
Moradores, viveiristas e mariscadores dizem que projecto desrespeita quem vive e trabalha na zona FOTO: Teixeira Marques
“Entendemos que, após as discussões técnicas com ‘uma parede’, terá de haver interferência política para alterar o documento”, salientou o autarca, referindo-se à intransigência do ICNB em acolher as divergências de autarcas e associações.
“Proposta inaceitável”, considera Apolinário, por “penalizar viveiristas e mariscadores com áreas de trabalho interditas, mal localizadas e tecnicamente mal fundamentadas”.
O autarca não tem dúvidas de que a proposta não respeita as pessoas que vivem da Ria, salientando alguns casos caricatos do documento. “Estabelece limites de velocidade para embarcações inferiores, em alguns casos à força da maré, e contradiz o próprio PROTAL, aprovado há 15 dias em conselho de ministros”.
José Apolinário denunciou também a aprovação de um projecto imobiliário e um hotel de luxo a uma distância ainda incluída no limite de 500 metros da linha de mar quando “fora dessa faixa se condena os outros terrenos ao abandono”.
O facto de o projecto definir salinas que estão ‘mortas’ e onde só existem lodo e mau cheiro como área de interesse ambiental merece reparos, comuns às associações de moradores, viveiristas e mariscadores, que ontem marcaram presença neste protesto dos autarcas farenses.
Também o movimento Faro-Progresso com Transparência e Verdade “discorda” do projecto, acusando o PS, na Câmara, de “moleza e subordinação ao Governo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)