Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

AUTOCARRO DESPISTA-SE EM FRANÇA

Uma mulher de 53 anos, natural de Esposende e emigrante em França, morreu ontem quando o autocarro onde seguia - regressando a Paris após férias em Portugal - se despistou em Blois, na auto-estrada que liga a cidade de Tours à capital francesa, às 09h30 (08h30 em Lisboa).
25 de Agosto de 2003 às 00:00
O motorista terá desviado o autocarro para a berma, em vala, para evitar uma colisão
O motorista terá desviado o autocarro para a berma, em vala, para evitar uma colisão FOTO: Alan Jocard
O acidente, causado por uma manobra de outro veículo (que fez com que o condutor do pesado tivesse de o desviar para uma vala), causou ainda entre os portugueses seis feridos graves e 27 ligeiros.
No pesado iam 46 passageiros, todos - à excepção de um francês - emigrantes portugueses de regresso às cidades francesas onde vivem. Segundo apurou o CM junto do cônsul português em Tours, Francisco Correia, os seis feridos graves estão internados, sem correrem perigo de vida.
Isabel Dias, Julian de Araújo e Odelinda Dias ficaram no Hospital de Blois. Sérgio Parente e Justino Esteves encontravam-se na unidade hospitalar de Tours, o último ainda a ser operado ao final da tarde.
Já no Hospital de Orleães, cidade que seria a próxima paragem do autocarro, encontrava-se a ser operada uma jovem - aparentando 25 a 30 anos - que as autoridades apenas conseguiram identificar como Andrea (primeiro nome).
Todos os feridos ligeiros - apenas com escoriações - entre eles sete crianças, foram assistidos em Blois e tiveram alta. Os que não tinham familiares entre os internados seguiram rumo aos destinos.
O autocarro acidentado - da empresa espanhola ANPIAN mas alugado pela portuguesa InterNorte - saiu de Esposende pelas 13h00 de sábado. Fez paragens em Viana do Castelo, Caminha, Valença, Melgaço e Vila Nova de Cerveira, onde 'apanhou' os emigrantes. Ontem, pelas 08h30 de Portugal, o autocarro com capacidade para 46 passageiros (e que ia cheio), acabou por se despistar ao quilómetro 155 da Auto-Estrada 10, junto a Saint-Lubin-en-Vergonnoix, Blois.
Na origem do sinistro, em que morreu Lucília Rodrigues, estiveram outras duas viaturas que se ultrapassavam na via de três faixas, o que obrigou o motorista, de Melgaço, a desviar para a berma. O autocarro tombou sobre a direita, causando mais feridos nos que viajavam nesse lado.
A polícia iniciou um inquérito, tendo já apurado que nenhum condutor estava sob efeito do álcool e que iam a velocidade legal (100 km/h). O acidente mobilizou três helicópteros e dezenas de ambulâncias, num total de 140 bombeiros e cem polícias. As autoridades criaram uma linha telefónica para quem queira saber o estado de saúde dos familiares (00332547455010).
CONSTERNAÇÃO EM BELINHO
Vários populares de Belinho, Esposende, manifestaram-se ontem muito consternados com a morte da "boa amiga" Maria Lucília Faria Rodrigues, no acidente de autocarro em França. A "má notícia" começou a circular na freguesia no final da missa das 10h00, com base em informações de emigrantes que telefonaram de França. "De forma oficial ou de qualquer autoridade, não recebemos notícia alguma, por isso preferimos acreditar que é um boato, ainda que seja demasiado forte e pesado", confessou Lurdes Carvalho, prima da vítima, lamentando que - pelo menos até às 19h00 de ontem - a família não tenha recebido qualquer contacto das autoridades portuguesas ou francesas. Lucília Rodrigues - uma reformada por invalidez que emigrou há mais de 30 anos - viajava com o marido e dois netos, que sofreram ferimentos ligeiros. "É uma tragédia", lamentou-se visivelmente emocionada Amélia Pereira, "amiga do peito" da vítima, que tem três filhos casados e a trabalhar em França. Alfredo Torres sublinhou a boa relação que Lucília sempre manteve com toda a gente da terra. "Esta era uma emigrante bem portuguesa", frisou, secundado pelas irmãs Filomena e Lurdes.
LISTA DAS VÍTIMAS
FERIDOS GRAVES
Isabel de Aguiar Dias - 35 anos
Andrea (?) - 25 a 30 anos
Sérgio Barros Parente - 59 anos
Julian de Araújo - 6 anos
Justino Esteves - 60 anos
Odelinda Dias - 59 anos
FERIDOS LIGEIROS
José Afonso
Maria Afonso
Vítor Alves
Mercedes Barros
Madelaine Chambrin
Angelina Chambrin
Maria da Silva
Manuel da Silva
Kevin de Aguiar Dias
Sofia de Aguiar Dias
Paulo de Araújo
Paula de Araújo
Rogério Dias
Cíntia do Cruzeiro
Alexandre do Cruzeiro
Margarida Esteves
Justino Esteves
Ana Fernandes
José Fernandes
Cláudia Freitas
Adelina Freitas
Cecília Moreira Sapateiro
Jeremy Moreira Sapateiro
Nelson Moreira
(?) Rodrigues
Rosa Rodrigues
Mickael Rodrigues
CASOS DO DIA
Outros dois acidentes com autocarros, um na Turquia e outro na Alemanha, provocaram, ontem, 24 mortos e 37 feridos.
Na Turquia, em Tasova, o autocarro saiu da estrada e embateu num muro, matando 19 pessoas. O acidente, que ocorreu devido a uma deficiência nos travões, feriu ainda 20 pessoas.
Na Alemanha, cinco pessoas morreram e 17 ficaram feridas - 15 em estado grave - quando um autocarro saiu da sua via, chocou com um talude e capotou numa auto-estrada, em Weissenfels.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)