Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Autocarro para resgatar Mantorras

O amigo Mantorras continua no coração dos habitantes de Chã, no concelho de Leiria, que já pensam promover uma excursão a Lisboa para resgatar a ave do Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Monsanto.
6 de Setembro de 2005 às 00:00
Diamantino Ferreira e Manuel João querem o Mantorras de volta
Diamantino Ferreira e Manuel João querem o Mantorras de volta FOTO: Francisco Pedro
A sorte do corvo, que afinal é uma gralha preta, continua a merecer apaixonado interesse na aldeia: “As pessoas já nos disseram para alugarmos um autocarro, calha cinco euros a cada um e vamos lá todos buscá-lo”, adiantou ontem Lucinda Ferreira, proprietária do café que adoptou o Mantorras no início do Verão, após um incêndio.
Os dias passam, mas o destino do pássaro levado pela GNR não cai no esquecimento, sobretudo agora que é figura de jornal. “Toda a gente pergunta por ele. Lêem as notícias e vêm cá saber se ainda aceitamos assinaturas”, diz Diamantino Ferreira, o outro membro do casal que explora o café e posto de combustíveis na freguesia de Colmeias. O abaixo-assinado já tem 140 nomes.
Quem também pede a ‘libertação’ de Mantorras é Manuel João, autor do poema dedicado à ave que o CM publicou ontem. “Vamos aqui fazer um boicote às eleições se ele não voltar”, sugere, explicando que perdeu “um amigo”. Esse carinho inspirou--o. “Fui para casa, pus-me a pensar e à noite até sonhei com ele”. No dia seguinte, as quadras já cantavam que Mantorras “era a alegria de muitos que o conheciam”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)