Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Destacamento de trânsito da GNR perde rasto a multas

Falta foi detetada num controlo interno feito pela própria Guarda que decidiu encaminhar o caso para tribunal.
João Mira Godinho 13 de Novembro de 2014 às 16:51
Autos são referentes a multas de trânsito que foram passadas
Autos são referentes a multas de trânsito que foram passadas FOTO: Rui Miguel Pedrosa

O Ministério Público (MP) de Albufeira está a investigar o desaparecimento de autos do Destacamento de Trânsito da GNR no Algarve. A queixa foi apresentada, na semana passada, pelo próprio Comando Distrital da Guarda, depois de um controlo interno ter detetado a falta. O caso também deu origem a um processo disciplinar.

A apresentação da queixa ao MP foi confirmada, ao CM, por fonte oficial do Comando da Guarda no Algarve , na sequência "de uma falta detetada no Destacamento de Trânsito. A mesma fonte não quis especificar qual a ‘falta’ detetada, mas o CM sabe que se trata do desaparecimento de autos de trânsito.

Em causa estão dezenas de multas que terão sido passadas a automobilistas, mas às quais se perdeu o rasto, pois nunca foram registadas no sistema informático utilizado pelo Trânsito da GNR nem existem cópias dos autos em papel (ver pormenores). Esta situação veio aumentar a tensão que já existia no seio do Destacamento de Trânsito na região e que levou, recentemente, a uma mudança no comando da unidade. Conforme o CM noticiou, segunda-feira, o comandante Abel Adriano assumiu a chefia do Destacamento, substituindo o capitão Bruno Carvalho, com o objetivo de acabar com o clima de guerra interna que se vivia no Trânsito.

Irregularidades suspeitas na utilização do radar, o próprio Bruno Carvalho apanhado em excesso de velocidade pelos subordinados e a divulgação de um vídeo em que o comandante era alvo de chacota foram algumas das situações que geraram o clima de tensão que se vivia no Destacamento de Trânsito regional.

O Comando de Faro da GNR confirmou, ainda, que foi aberto um processo interno para averiguar a falta agora detetada.

Ministério Público GNR Algarve Destacamento de Trânsito polícia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)