Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Avaria em motor provoca acidente

Um monomotor de asa baixa falhou ontem a aterragem no Aeródromo Municipal de Portimão, em Alvor, ao ‘perder’ o motor na aproximação à pista, embatendo na vedação de rede e imobilizando-se uns metros à frente. O piloto, com 25 anos de idade, sofreu apenas algumas escoriações e foi transportado ao hospital público da cidade por precaução, por se queixar de dores num tornozelo.
11 de Agosto de 2010 às 00:30
Aeronave foi sujeita a trasfega de combustível e hoje deverá ser vistoriada por um inspector do GPIAA
Aeronave foi sujeita a trasfega de combustível e hoje deverá ser vistoriada por um inspector do GPIAA FOTO: Miguel Veterano Júnior

Eram 13h21 quando o piloto do Socata MS-893A Rallye Commodore 180 comunicou a falha de motor, via rádio, ao operador de informação de tráfego aéreo do aeródromo. A aeronave estava já na fase final de aproximação à pista, depois de ter realizado trabalho aéreo de publicidade. O operador espreitou pela janela um minuto após ter recebido a comunicação e viu o Socata, já com a hélice parada, a embater na vedação de rede, muito perto de uma estrada. O avião imobilizou-se uns metros à frente, junto à pista.

De acordo com fonte aeroportuária e a própria Câmara Municipal de Portimão, o piloto saiu da aeronave pelo seu próprio pé.

Os bombeiros de Portimão deslocaram para o local uma viatura de combate a incêndios, uma ambulância e um veículo de comando, com um total de oito homens. A equipa despejou espuma sobre a aeronave, para auxiliar na operação de trasfega de combustível, e limpou a pista. O tráfego aéreo foi retomado pelas 16h30.

Um inspector do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) é esperado hoje no aeródromo, cuja pista foi totalmente renovada há três anos e que registou no mês de Julho um total de 1700 movimentos, para uma média de 15 mil/ano.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)