Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Avaria no motor provoca aterragem de emergência de avião da TAP

Um avião da TAP aterrou este sábado de emergência no Aeroporto Internacional de Salvador, Brasil. Ao que o CM apurou, uma fuga de óleo num dos motores foi a causa que levou a que o aparelho, que fazia a ligação Rio de Janeiro-Lisboa, aterasse no local, por motivos de segurança.
2 de Abril de 2011 às 14:00
TAP, AVIÃO, SALVADOR, BRASIL
TAP, AVIÃO, SALVADOR, BRASIL FOTO: Pedro Elias

O avião saiu do Rio de Janeiro às 3h00, hora de Lisboa, e cerca de uma hora e meia depois, na altura em que os assistentes de bordo estavam a servir o jantar, "começou a haver um ambiente estranho e a tripulação estava muito agitada", contou ao CM Teresa Martín, uma passageira que se encontrava no avião.

"Alguém sentiu cheiro a queimado. Mas ninguém dizia nada e ficámos todos muito nervosos. Havia pessoas a chorar, outras a rezar", acrescentou a passageira.

Após a tripulação recolher tudo e verificar a zona das bagagens de mão, as luzes do aparelho foram apagadas e os assistentes começaram a dar a instruções de segurança.

Teresa Martín explicou ao CM que só passados "longos minutos" é que o comandante explicou aos cerca de 250 passageiros o que se estava a passar. "O comandante afirmou que um dos motores estava com fuga de óleo e com princípio de incêndio. Havia duas opções: aterrar de emergência em Salvador ou atravessar o Atlântico com um motor apenas. E aí ninguém sabe o que seria. A tripulação tomou a opção correcta", revelou.

No momento da aterragem, estavam na pista cinco carros dos bombeiros e três ambulâncias.

SEM COMIDA NEM ÁGUA

As críticas à tripulação e funcionários da TAP chegaram depois. Pelas 5h15, hora de Lisboa, todos os passageiros foram encaminhados para uma sala de espera do aeroporto de Salvador onde passaram mais de cinco horas. Só ao fim de três horas, e depois de muitas reclamações que quase desencadearam agressões entre passageiros e funcionários, é que lhes foram fornecidas algumas informações e ainda água e alimentos que estavam no avião.

"Estivemos três horas sem explicações, sem água nem comida. Estavam lá cerca de 20 crianças e 30 idosos, a grande maioria sozinhos", afirmou Teresa Martín.

AVIÃO SEM CONDIÇÕES PARA REGRESSAR

Os passageiros encontram-se agora no Hotel Catussaba, em Salvador, onde aguardam por mais informações. Por enquanto sabem que de Lisboa vai um outro avião para efectuar o voo de regresso, uma vez "que aquele já não tem condições".

A passageira referiu ainda ao CM que esperam mais informações a partir das 15h00.

TAP AVIÃO SALVADOR BRASIL
Ver comentários