Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Aveiro: GNR apreende oito milhões de cigarros

Oito milhões de cigarros de contrabando, cerca de 400 mil maços de tabaco, foram apreendidos no interior de um camião de transporte de rações para animais, na zona de Aveiro, informou esta segunda-feira a GNR.
14 de Dezembro de 2010 às 13:36
Tabaco apreendido de três marcas, entre elas Extreme, Goal e Mark 1
Tabaco apreendido de três marcas, entre elas Extreme, Goal e Mark 1 FOTO: Lusa

A operação decorreu na tarde de segunda-feira, na saída de Aveiro Norte da auto-estrada A1, no âmbito de uma fiscalização aos principais eixos viários da zona do centro do País.

O tabaco apreendido “seguia numa viatura pesada de mercadorias que, aparentemente, apenas fazia o transporte de rações para animais com destino a Espanha”, revelou a GNR.

"Verificou-se que as rações para animais não ocupavam o camião todo.  E suspeitou-se que houvesse outra mercadoria", disse à agência Lusa o major Magalhães Pereira, comandante do Destacamento  de Acção Fiscal de Coimbra.          

O tabaco apreendido, de três marcas (Extreme, Goal e Mark 1), tem um  valor presumível de 1,52 milhões de euros, sobre ele recaindo uma prestação  tributária de cerca de 1,2 milhões. 

O camião foi apreendido e o motorista detido "e constituído arguido  por crime de introdução fraudulenta no consumo qualificado", informou a  GNR.

Ainda segundo o major Magalhães Pereira, a Unidade de Acção Fiscal da GNR tem vindo a reforçar as operações no terreno, no actual período de crise "que torna mais propício o incremento da economia paralela".      

Aveiro GNR contrabando cigarros maço
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)