Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

AVIÃO DA FORÇA AÉREA DESPENHA-SE EM NISA

Um avião da Força Aérea Portuguesa despenhou-se ontem cerca das 16h30, na Herdade do Pinheiro, a 12 quilómetros de Nisa. O piloto ejectou-se, tendo sofrido pequenos ferimentos.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
Alpha Jet semelhante ao avião que se despinhou
Alpha Jet semelhante ao avião que se despinhou FOTO: d.r.
O aparelho acidentado, um Alpha-Jet, era pilotado por um capitão de 32 anos, que conta já com 654 horas de voo.
Peritos da Força Aérea dirigiram-se ainda ontem para junto dos destroços do avião, todos eles de “muito reduzidas dimensões”, como disse ao CM o comandante dos Bombeiros de Nisa, José Pulido. Segundo a mesma fonte, os destroços “ficaram espalhados numa área com cerca de sete hectares”.
Os destroços caíram numa zona de mato e azinheiras, totalmente ardida no último Verão, não havendo habitações por perto. A área ficou de imediato interditada, permanecendo no local militares da GNR.
Ao ser socorrido, o piloto acidentado queixava-se de dores no ombro e braço direito e tinha uma pequena ferida na cabeça. Após ter sido imobilizado no local por uma equipa do INEM, foi transportado para o Centro de Saúde de Nisa, de onde foi evacuado ao final da tarde por um Puma da Força Aérea.
O alerta foi dado pelo piloto de um outro avião. Na altura do ocorrido, os dois Alpha-Jet provenientes da Base Aérea de Beja voavam em formação num voo táctico de instrução, acções que se realizam regularmente com o intuito de que os pilotos mantenham qualificações e níveis de treino.
O oficial acidentado está desde 1994 na esquadra 301, com o cognome ‘Jaguares’, ou seja, praticamente desde o seu início. Os aviões Alpha-Jet chegaram ao nosso país em 1994, tendo sido cedidos em segunda mão pela Força Aérea Alemã.
Trata-se de um caça-bombardeiro de dois lugares, adaptado para operações de apoio aéreo ofensivo e de apoio às forças militares no terreno.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)