Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Aviso da PGR trava buscas a mails do Benfica

Ministério Público, em vez de avançar em segredo com buscas urgentes, fez anúncio público de inquérito que alertou alvos.
Henrique Machado 9 de Junho de 2017 às 02:28
Nuno Almeida (na foto) é um dos oito árbitros referidos nos supostos emails em tons elogiosos
Jorge Sousa, árbitro internacional de 41 anos, é o melhor de 2016/2017
Nuno Almeida (na foto) é um dos oito árbitros referidos nos supostos emails em tons elogiosos
Jorge Sousa, árbitro internacional de 41 anos, é o melhor de 2016/2017
Nuno Almeida (na foto) é um dos oito árbitros referidos nos supostos emails em tons elogiosos
Jorge Sousa, árbitro internacional de 41 anos, é o melhor de 2016/2017
Depois da denúncia pública, num programa televisivo de terça-feira à noite, sobre a troca de emails entre Pedro Guerra, o diretor de conteúdos da BTV, e Adão Mendes, ex-árbitro, indiciando o eventual favorecimento de arbitragens ao Benfica a partir da época 2013/14, a Procuradoria-Geral da República fez através da agência Lusa, às 19h11 de quarta-feira, um pré-aviso de abertura de inquérito, anunciando também que o mesmo decorrerá no DIAP de Lisboa.

E, além de ter com isso alertado os potenciais alvos de investigação – o que deixa "incrédulas" fontes judiciais contactadas pelo CM, por se ter matado voluntariamente "o essencial efeito surpresa" de uma eventual operação –, até ontem à noite também nada tinha sido feito para acautelar a prova, sabe o CM.

Ou seja, ao contrário do que ditam as "boas práticas" de investigação criminal quando os alvos estão alertados, não foi feita, nomeadamente, qualquer busca com caráter de urgência para, por exemplo, apreender os computadores com os quais possam ter sido trocados os tais emails comprometedores.

Assim, só com a "denúncia anónima recebida na plataforma do DCIAP", conforme anunciou a PGR, e com cópias de emails trocados cuja autoria pode facilmente ser negada pelos visados, dificilmente se farão provas de corrupção.

Data da denúncia fica por esclarecer 
O CM questionou ontem a PGR sobre os procedimentos adotados – anúncio público de um inquérito, no DIAP de Lisboa, quando não há diligências feitas –, perguntando quando foi recebida a denúncia anónima, mas não obteve respostas.

CD confirma inquérito
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito após Francisco J. Marques,  diretor de comunicação do FC Porto, ter acusado o Benfica de corrupção, revelando uma alegada troca de emails entre Pedro Guerra, comentador da Benfica TV, e Adão Mendes, ex-árbitro, na época 2013/14. A abertura deste inquérito surge um dia depois de o CM ter revelado que a Federação Portuguesa de Futebol ia investigar os emails tornados públicos num programa do Porto Canal.

Jorge Sousa sucede a Artur Soares Dias 
Jorge Sousa sucede ao também juiz do Porto Artur Soares Dias como o melhor árbitro de 2016/2017 (ambos ficaram separados por poucas décimas). De recordar que Sousa foi duramente criticado esta temporada pela arbitragem no Benfica-Sporting (2-1) da primeira volta. Os leões mostraram toda a sua indignação, contestando o juiz portuense por este, segundo o clube de Alvalade, não ter visto duas grandes penalidades contra o Benfica (mãos de Pizzi e Nélson Semedo).

Nuno Almeida (Algarve), um dos visados pelos emails tornados públicos pelo diretor de comunicação do FC Porto, surge na quinta posição atrás do internacional Carlos Xistra (Castelo Branco) e Bruno Paixão (Setúbal.

Outro dos juízes assinalados nos emails, Jorge Ferreira, surge no último lugar, o que lhe garante a descida de divisão. O juiz de Braga foi durante a temporada ameaçado por elementos dos Super Dragões, que em duas ocasiões pintaram o estabelecimento comercial do pai em Fafe. Bruno Esteves (Setúbal), Vasco Santos (Porto) e Manuel Mota (Braga) estarão no quadro principal de árbitros da próxima temporada, uma vez que não ficaram nos últimos três (Tiago Antunes e João Matos também descem aos escalões inferiores).

pgr Benfica desporto futebol pgr mails corrupção
Ver comentários