Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Avô e netos escapam à morte em trator

Fez a vontade às crianças, de 11 e 14 anos, e levou-as a dar uma volta. Estão em estado grave.
27 de Agosto de 2013 às 01:00
Trator resvalou e caiu por uma ribanceira até à linha férrea. Comboio tinha passado minutos antes
Trator resvalou e caiu por uma ribanceira até à linha férrea. Comboio tinha passado minutos antes FOTO: Joaquim Martins

Um homem que passeava os dois netos menores de trator despistou-se, ontem, junto à Linha da Beira Alta, não conseguindo evitar que o veículo resvalasse e caísse por uma ribanceira de quase três metros para a linha férrea, em Vila Fernando, concelho da Guarda. As três vítimas – avô e dois netos – ficaram gravemente feridas, mas sobreviveram ao sinistro, ocorrido por volta do meio-dia, poucos minutos depois de naquela linha ter passado um comboio.

A criança mais nova, de onze anos, foi transportada no helicóptero do INEM para o Hospital Pediátrico de Coimbra. José Terras, de 67 anos, e o neto mais velho, de 14, foram levados para o Hospital Sousa Martins, na Guarda. A circulação de comboios entre a Guarda e Vilar Formoso foi cortada durante duas horas, para assistência aos feridos no local e remoção do trator.

"O homem estava em estado de choque", testemunhou Pedro Conde, que ouviu os gritos de socorro e chamou os bombeiros. "Queixava-se das costas, estava ferido na cara e nas pernas, mas conseguiu andar, pelo próprio pé, até à minha casa, que fica a dois quilómetros", contou ao CM Pedro Conde. Segundo os vizinhos, José Terras quis fazer a vontade aos netos, residentes em França e a passar férias em casa dos avós, de os levar a dar uma volta de trator. As crianças iam sentadas no atrelado.

Ao tentar travar num caminho de terra, paralelo à linha férrea, terá perdido o controlo do veículo. Os três foram projetados e caíram na linha. "Se não fosse a cerca de arame, junto à linha do comboio a amortecer a queda, tinham morrido os três lá debaixo", afirma um morador.

Guarda trator acidente netos avô
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)