Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Avô põe neto no crime

Dois sucateiros da zona de Águeda, pai e filho, resolveram usar uma criança de oito anos, neto e sobrinho dos indivíduos, para assaltar um armazém da Câmara de Aveiro, em Aradas.
28 de Junho de 2006 às 00:00
O miúdo ajudava os adultos a carregar estruturas metálicas para um veículo ligeiro misto, a meio da tarde de domingo passado, quando foram apanhados em flagrante pela PSP.
De acordo com o que o CM apurou junto de fonte policial, os dois adultos, de etnia cigana, de 57 e 34 anos, não estão referenciados criminalmente na zona de Aveiro.
A autarquia de Aveiro afiança que o armazém em causa (uma antiga fábrica desactivada) já foi alvo de outros furtos e que serve apenas “para colocar temporariamente restos de obras, mobiliário escolar degradado e estruturas velhas”.
O material, que os indivíduos já tinham carregado depois de arrombarem dois portões, está avaliado em mil euros, mas não passa de sucata.
Como os dois assaltantes são sucateiros de profissão escolheram o material que lhes interessava furtar, pelo dinheiro que poderia render depois de reciclado.
A mesma fonte policial adianta que, no momento da abordagem policial, “não era perceptível a presença da criança, mas esta acabou por surgir momentos depois, um pouco confusa, mas sem dar mostras de ter medo”. Quando questionados sobre a presença da criança, o avô disse que estando ele de férias escolares não tinha com quem o deixar.
Foi levada juntamente com os adultos para a esquadra da PSP em Aveiro, onde foi identificada.
Uma vez que se trata de um menor, a lei obriga a que seja entregue a um familiar próximo que se responsabilize pela criança. Neste caso, quem a foi buscar foi a avó, mulher do detido mais velho. Ao que tudo indica, os pais do menor não se encontram a morar em Águeda, pelo que o miúdo está entregue aos avós.
Os dois adultos foram presentes a primeiro interrogatório judicial e libertados mediante apresentações periódicas no posto policial.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)