Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Avozinho traficava armas e munições

Um homem, de 85 anos, que tinha em sua posse variado armamento, foi detido pela PSP de Mirandela tendo em seu poder dezenas de armas e centenas de munições, para além de dez quilos de chumbo, que guardava na sua residência e num anexo desta. Presente a tribunal, o idoso saiu em liberdade, condição em que aguardará julgamento.
28 de Abril de 2007 às 00:00
As autoridades continuam empenhadas no combate às armas ilegais
As autoridades continuam empenhadas no combate às armas ilegais FOTO: Manuel Moreira
Segundo um comunicado do Comando Distrital de Bragança da PSP, o homem, residente em Vila Flor, é suspeito do crime de transformação e tráfico de armas e munições. A detenção foi efectuada anteontem de manhã pela Secção de Investigação Criminal da PSP de Mirandela, que encontrou na residência do detido vário material ligado à alegada actividade ilícita.
No cumprimento de mandados de busca emitidos pelo Ministério Público de Mirandela, a polícia acabou por apreender duas armas de alarme adaptadas a armas de fogo de calibre 6,35 mm e respectivos carregadores e um revólver do mesmo calibre.
A PSP encontrou ainda na residência cerca de 400 munições de diversos calibres, dez quilogramas e meio de chumbo e várias partes de armas de fogo, carregadores e outros artigos relacionados com a transformação e tráfico de armas.
O idoso ficou apenas sujeito ao pagamento de uma caução de mil euros e a apresentações semanais no posto da GNR da sua residência, como medidas de coacção.
SANTO TIRSO
Num outro processo, um inquérito despoletado pelo Tribunal Judicial de Santo Tirso culminou com uma busca domiciliária efectuada pela GNR de Vila das Aves, durante a qual foi apreendido um “verdadeiro arsenal de guerra”, como o classificou fonte policial: 34 armas de fogo e dezenas de munições. No âmbito deste processo foi constituído um arguido por posse de armas ilegais e outras com licença caducada.
No decorrer das buscas, a GNR encontrou na casa do suspeito 18 espingardas, oito revólveres e oito pistolas de vários calibres, incluindo calibres de guerra, 750 cartuchos, 224 munições e quatro coldres.
Foram ainda apreendidos uma cartucheira, dez bolsas para acondicionar armas, duas miras telescópicas e um silenciador.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)