Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Avôzinhos metralhas em Tribunal

Manuel Pires, de 72 anos, conhecido no mundo do crime como ‘Avô Metralha’, já cumpriu por várias vezes longas penas de cadeia. Está em prisão domiciliária, em Abrantes, à ordem de um processo cujo julgamento teve ontem início no Tribunal de Sintra.
20 de Janeiro de 2006 às 00:00
Manuel Pires, o‘Avô Metralha’, já cumpriu longas penas de prisão
Manuel Pires, o‘Avô Metralha’, já cumpriu longas penas de prisão FOTO: Jorge Godinho
Com o ‘Avô Metralha’ respondem mais três homens, com idades entre os 65 e os 83 anos, e uma mulher de 30 anos, acusados de furto qualificado, receptação, tráfico de haxixe e posse de arma proibida.
O processo, inicialmente marcado para Abrantes, acabou por ser deslocado para o Tribunal de Sintra. Um dos arguidos, Artur Domingos, o ‘Bacalhau’, de 83 anos, está indiciado pela posse de duas armas ilegais.
À primeira sessão do julgamento faltou Militão Ribeiro, um dos cinco arguidos, acusado de receptação de material furtado.
Manuel Pires prestou o primeiro depoimento. Segundo a acusação, liderou um grupo constituído pelos arguidos Vítor Rocha, de 67 anos, e António Rosas, entretanto já falecido. Os três terão, por duas vezes, entrado furtivamente no café O Forno, em Abrantes. “Queríamos roubar o canhão da fechadura da máquina de tabaco, para falsificar uma chave, e com ela abrir um ‘stand’ de automóveis”, disse.
A próxima sessão do julgamento está marcada para 2 de Fevereiro.
À saída da sala de audiências, foi o único que aceitou prestar declarações. Chama-se Artur Domingos, tem 83 anos, mas sempre o trataram por ‘Bacalhau’. Os amigos Manuel Pires, de 72 anos, e Vítor Rocha, de 67, respectivamente em prisão domiciliária e em prisão preventiva na cadeia de Abrantes, acompanham-no banco dos réus. Mas, segundo a acusação, o ‘Bacalhau’ não está implicado nos dois assaltos à pastelaria O Forno, em Abrantes. Está, sim, indiciado pela posse de duas armas ilegais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)