Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Bairros com mais pedidos de RSI

São cada vez mais os pedidos de Rendimento Social de Inserção (RSI) de pessoas residentes nos bairros sociais da cidade do Porto. A razão, segundo Márcia Andrade, coordenadora do projecto ‘Pular a Cerca’, é o aumento do desemprego que, "sendo transversal à sociedade, afecta de uma forma mais agressiva as pessoas com maiores dificuldades de inserção, como é o caso da maioria das que residem nestes bairros".
27 de Junho de 2010 às 00:30
Márcia Andrade (à esq.) e o padre José Maia chamaram a atenção para o impacto da crise nos bairros sociais
Márcia Andrade (à esq.) e o padre José Maia chamaram a atenção para o impacto da crise nos bairros sociais FOTO: Secundino Cunha

O assunto mereceu destaque no programa ‘Porto de Abrigo’, uma parceria Fundação Filos, Rádio Festival e CM. O padre José Maia considera que "tem de ser maior e melhor a atenção dada aos problemas específicos dos bairros sociais".

Com o objectivo de promover a inclusão social, tem lugar na próxima sexta-feira à noite, no Centro de Formação Profissional do Porto, junto ao Bairro do Cerco, um espectáculo chamado ‘Mãos ao Ar’, levado a cabo pela comunidade do Cerco, pela Casa da Música e ainda pela Polícia de Segurança Pública.

"A participação da Banda da PSP é extremamente importante, uma vez que permite a melhoria das relações entre a comunidade e a Polícia", assegurou a socióloga Márcia Andrade. O espectáculo conta ainda com um grupo de hip-hop e com o Beatbox Ensemble do serviço educativo da Casa da Música.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)