Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Bairros ocultam luxos do tráfico

Rede estendia negócio do Minho até Coimbra e Serra da Estrela.
Nelson Rodrigues 21 de Maio de 2016 às 09:15
Carros de gama alta eram dos elementos da rede agora detida
Carros de gama alta eram dos elementos da rede agora detida FOTO: DR
O raio de intervenção do núcleo duro da rede desmantelada, na quinta-feira, pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto, era bastante alargado - quase 300 quilómetros.

Os 12 homens viviam nos bairros de Contumil e Engenheiro Machado Vaz, no Porto, mas conseguiam controlar o tráfico entre Coimbra - e, mais no Interior, na zona da Serra da Estrela -, e a cidade de Viana do Castelo. No total, foram apreendidos 32 quilos de haxixe e sete carros - quatro dos quais topo de gama.


A maioria dos detidos já tinha cadastro por tráfico, sendo que um dos suspeitos estava em liberdade condicional desde julho do ano passado. A investigação da DIC durava há dois anos - durante esse período, já tinham sido detidas mais 13 pessoas, pertencentes a grupos que se ramificaram da rede principal. Enquanto alguns arguidos faziam venda direta ao consumidor, outros revendiam o produto em menores doses.

Entre os cabecilhas da rede, há quem tenha ligações familiares. Viviam nos bairros sociais da cidade do Porto, mas conduziam carros de gama alta e faziam vidas de luxo - sendo que não lhes é conhecida profissão. Entre os veículos apreendidos estão Mercedes e BMW.

Com as 28 buscas realizadas no Porto, Rio Tinto, Gondomar, Águeda e Viana do Castelo, a DIC acredita que toda a rede foi desmantelada - sendo que esta foi uma das maiores apreensões dos últimos tempos. A DIC apanhou ainda cerca de 13 mil euros, 577 frascos de metadona e uma pistola. Os detidos foram a tribunal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)