Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Banhistas assustados

O aparecimento de uma mancha de poluição a cerca de 500 metros da linha de água, junto à praia de Faro, cerca das 17h00 de ontem, levou os nadadores salvadores a hastear a bandeira vermelha, obrigando os banhistas a saírem repentinamente da água, o que assustou os veraneantes daquela praia algarvia.
11 de Julho de 2006 às 00:00
A mancha acabou por se diluir no mar, apesar de um foco poluente ter dado à costa junto ao Garrão, tendo já sido limpo.
“Estava na água e, de repente, os nadadores salvadores começaram a gritar para que abandonasse a água”, contou ao CM Maria dos Prazeres, que teve dificuldade em perceber a razão do alarme. “Olhei para o mar e apenas vi, lá ao longe, aquilo que me pareceu um pequeno tronco”, afirmou a turista, que só mais tarde soube que se tratava de uma mancha de óleo.
O susto durou apenas uma hora, tempo necessário para que a Marinha apurasse o que se passava: “Um falso alarme, devido a uma precipitação dos nadadores salvadores ao hastearem a bandeira vermelha”, segundo Reis Ágoas, comandante da Zona Marítima do Sul.
“Foi um foco de poluição, provavelmente oriundo de uma embarcação espanhola que cruzou as nossas águas e que causou uma mancha de óleo com cerca de 100 metros de comprimento e um de largura”, disse aquele oficial, que garantiu “não haver perigo de poluição, pois não chegará à costa devido ao seu pequeno tamanho e apenas na zona do Garrão surgiram vestígios de óleo, que a Marinha mandou limpar”, afirmou.
A Polícia Marítima recolheu amostras do líquido poluente para comparar com as do presumível infractor.
“Se se confirmar que foi esse o agente poluidor, ser-lhe-á aplicada uma coima”, afirma Reis Ágoas, que espera pela investigação em curso e análises em laboratório para saber as causas do incidente.
“Julgamos que se tratou do mau funcionamento de uma pequena embarcação que, por dificuldades de combustão no motor, causou este foco de poluição”, explicou aquele oficial da Marinha.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)