Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Banhistas voltam a praias que estiveram interditas

A prática balnear foi retomada na manhã de ontem em cinco praias algarvias que estiveram interditas durante o fim-de-semana, devido a problemas provocados pela chuva (no caso de Vale de Lobo, Trafal e Dunas Douradas, em Loulé) e por uma deficiência na rede de esgotos (Oura e Oura Leste, em Albufeira).
22 de Agosto de 2006 às 00:00
As chuvas registadas na última quinta-feira “provocaram escorrências das linhas de água para as praias da região, com o aparecimento de uma mancha de resíduos em Vale de Lobo e no Trafal, pelo que o Centro Regional de Saúde Pública mandou encerrar aquelas duas praias e ainda a das Dunas Douradas, para salvaguarda dos banhistas”, referiu uma fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDRA).
Foram de imediato recolhidas amostras para análise, vindo a confirmar-se a má qualidade da água. Novos exames realizados no domingo já mostraram qualidade aceitável, pelo que a prática balnear está de novo autorizada, sendo retiradas as placas a proibi-la.
Na Oura, a interdição verificada ficou a dever-se “a escorrências de uma conduta de esgoto”, de acordo com a CCDRA, anomalia entretanto reparada, o que permitiu o levantamento da interdição de banhos naquela praia e ainda no areal vizinho de Oura Leste, afectado devido às correntes marítimas.
“No domingo vi a bandeira vermelha e avisei os meus filhos para não irem para a água. Cheguei nesse dia e contaram-me que, no sábado, a água estava escura e com um odor estranho”, disse José Magalhães, de férias no Algarve e residente em Lisboa.
No fim-de-semana, os nadadores salvadores tiveram dificuldade para evitar que as pessoas fossem para a água e há nota de pelo menos uma intervenção da Polícia Marítima.
À VOLTA DO CASO
DESRESPEITO
No fim-de-semana, muitas pessoas acorreram às praias interditas, desconhecendo a situação, e os avisos dos nadadores salvadores de nada valeram, pois vários turistas desrespeitaram a ordem.
BANDEIRAS
A bandeira azul voltou ontem a ser hasteada nas praias de Vale de Lobo e Oura Leste, depois de confirmada a boa qualidade da água, de acordo com as análises entretanto realizadas.
ESTRANHEZA
Os turistas que escolheram Vale de Lobo – um dos aldeamentos de maior renome do Algarve – para passar férias fizeram inúmeras perguntas sobre a interdição. Ontem, ficaram mais tranquilos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)