Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

BARCO DO ABORTO A CAMINHO DE PORTUGAL

Aquele que é chamado o “Barco do aborto” parte esta segunda-feira do porto de Den Helder (Holanda) rumo a Portugal, segundo acaba de anunciar a organização Woman on Waves. A embarcação vai manter-se junto à costa portuguesa de 29 de Agosto a 12 de Setembro.
23 de Agosto de 2004 às 13:18
A organização refere que irá visitar o país a convite de várias associações de mulheres portuguesas e explica que os seus serviços apenas se aplicarão a mulheres que não têm a menstruação há menos de 16 dias. Os serviços não serão prestados após esse período.
A organização já empreendeu operações semelhantes nas costas da Polónia e na Irlanda – países que têm leis restritivas em matéria de aborto.
A interrupção voluntária da gravidez apenas é autorizada em Portugal em caso de perigo de vida para a mãe ou para o bebé, em caso de malformação do feto ou, em casos excepcionais, quando a mãe engravida em resultado de violação sexual.
De acordo com fontes marítimas, qualquer navio que solicite a atracagem em portos nacionais pode fazê-lo desde que cumpra as leis do país. Para lá das 12 milhas marítimas a lei nacional não se aplica, pelo que para lá dessa distância os abortos podem ser efectuados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)