page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Pandora O poder não se mostra. Usa-se.

Barco ilegal apanhado a capturar conquilha

Embarcação com armador e tripulação espanhola apreendida pela Polícia Marítima.

09 de agosto de 2017 às 09:07

A Polícia Marítima de Tavira apreendeu, segunda- -feira, uma embarcação de pesca com armador e tripulantes de nacionalidade espanhola, ao largo da praia da Terra Estreita, bem como mais de 50 quilos de conquilha capturada ilegalmente.

Segundo o CM apurou junto do comandante Pedro Fernandes Palma, das Capitanias dos Portos de Tavira e Vila Real de Santo António, a apreensão decorreu no âmbito de uma operação de fiscalização dirigida às embarcações de pesca com artes de ganchorra rebocada. "A embarcação apresentava várias infrações, nomeadamente falta de equipamento de segurança. Além disso, estava a capturar os bivalves em local e profundidade proibidos", esclareceu.

A embarcação foi acompanhada até ao porto de Tavira, onde, uma vez instauradas as devidas contraordenações, foi autorizada a regressar ao mar. As infrações detetadas correspondem a uma coima que pode variar entre 600 a 37 mil euros. Os bivalves foram devolvidos ao seu habitat natural, por se encontrarem vivos.

Em duas semanas, esta foi a terceira embarcação com ligações a Espanha apreendida na zona. No passado dia 25 de julho, a Polícia Marítima de Vila Real de Santo António intercetou, em flagrante, durante a noite, duas embarcações de pesca profissional espanholas que operavam com artes de arrasto (ganchorra), para captura de conquilhas.

Utilizavam ambas artes com características técnicas ilegais (lâminas).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8