Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Bateu e arrastou bebés em creche

Educadora, de 50 anos, está acusada de quatro crimes de maus tratos sobre crianças que estavam ao seu cuidado no centro infantil A Gaivota.
24 de Março de 2014 às 14:20
bateu, arrastou, bebés, em, creche
bateu, arrastou, bebés, em, creche

Manuela Almeida "sentava os bebés no chão com força superior à necessária e não proporcional à idade das crianças, abanava-as e ‘chocalhava-as’, ao mesmo tempo que gritava e berrava", acusa o Ministério Público. A educadora de infância, de 50 anos, está a ser julgada em Esposende por quatro crimes de maus tratos continuados, cometidos quando exercia funções no infantário A Gaivota, entre 2010 e 2012. Deverá conhecer hoje a sentença.

De acordo com a acusação, "com frequência quase diária, a arguida gritava, berrava, ralhava e desferia palmadas nos pés e nas pernas das crianças". Um dos bebés terá sido agredido por três vezes, com palmadas e bofetadas. A educadora terá ainda batido na boca de outra bebé. "Puxou-lhe os cabelos, arrastou-a por braços e pernas pelo chão da sala", acrescenta o Ministério Público.

"Na altura, toda a gente em Esposende sabia que ela tinha batido num bebé, no centro infantil, mas eu não tenho qualquer queixa a fazer", referiu ao CM a avó de duas crianças que estiveram cerca de um ano ao cuidado da arguida. Uma bebé que tinha mordido outra terá sido também agredida pela educadora com uma palmada na boca, que originou um golpe no lábio, "que começou a sangrar", adianta a acusação.

"Molestava física e psicologicamente os bebés, com palmadas, abanões, agressões, gritos e humilhações", descreve o Ministério Público. A violência física era de novo utilizada com bebés que não conseguiam adormecer na hora da sesta: "Dava-lhes palmadas nas pernas, gritava e berrava ‘tens de dormir’."

A arguida foi alvo de um processo disciplinar e despedida do centro infantil. Até ao fecho desta edição, não foi possível obter esclarecimentos da direção do infantário.

bateu arrastou bebés em creche
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)