Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

BCG vai ser distribuída

A Direcção-Geral de Saúde reconheceu a falta de vacinas para a tuberculose (BCG) nas unidades de saúde em Portugal, prometendo para os próximos dias a reposição de stock. A promessa foi feita ontem pela subdirectora-geral da Saúde, Graça Frias, que garantiu o início do processo de distribuição das vacinas.
15 de Dezembro de 2007 às 00:00
Segundo a Direcção-Geral de Saúde, o atraso no abastecimento da BCG ficou a dever-se a um problema de controlo de qualidade na Dinamarca, país onde é fabricada. Esta situação teve consequências em Portugal, cujos stocks da vacina se encontravam esgotados há mais de quatro semanas.
“As vacinas já foram desalfandegadas e estão a ser distribuídas pelos 18 distritos”, afirmou Graça Freitas, sublinhando que a distribuição deste produto pode ainda demorar “alguns dias.”
A BCG tem de ser administrada até aos dois meses, mas Graça Freitas argumenta que não há perigo para as crianças que ainda não a tenham recebido, uma vez que pode ser administrada nos primeiros dois meses de vida. Por esta razão, Graça Freitas apelou à serenidade dos pais, assegurando que não há razões para alarme.
Devido à inexistência de vacinas nas unidades de saúde do País, foram vários os pais portugueses que se deslocaram a Espanha para vacinar os filhos, como o CM noticiou ontem. Na véspera, o Infarmed havia garantido que o mercado estava reabastecido com doses da vacina contra a tuberculose. “Com base na confirmação da respectiva empresa [que comercializa a vacina], o Infarmed garante que o mercado está abastecido com a BCG”, afirmou então o porta-voz do Infarmed.
Em Novembro, o CM noticiou a falta de vacinas da BCG, altura em que os portugueses começaram a recorrer às unidades de saúde espanholas.
Em Portugal, segundo dados do Relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, relativos a 2005, existem todos os anos cerca de 2500 novos casos de doentes de tuberculose.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)