Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Bebé de 3 anos morre afogada

Beatriz, uma menina de três anos, gostava de acompanhar no seu trabalho a avó Lucília, governanta há cerca de 20 anos numa moradia particular na Quinta do Lago, em Almancil. Anteontem, num raro momento de distracção da avó, a menina deixou cair na piscina da moradia a boneca que transportava. Tentou recuperá-la e caiu à água. Apesar de todos os esforços de reanimação, viria a falecer pouco depois, no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Faro, para onde foi transportada.
3 de Julho de 2010 às 00:30
Maria e Rui, pais da criança, residentes nos arredores de Faro, choram a morte da ‘Xenica’. A menina de três anos morreu numa piscina a tentar recuperar a boneca que tinha caído à água
Maria e Rui, pais da criança, residentes nos arredores de Faro, choram a morte da ‘Xenica’. A menina de três anos morreu numa piscina a tentar recuperar a boneca que tinha caído à água FOTO: Nuno Jesus

"Foram segundos. A minha sogra e o proprietário da moradia deram logo pela queda da menina à água. Retiraram-na e fizeram-lhe respiração boca-a-boca. Uma equipa do INEM realizou, pouco depois, manobras de reanimação, mas sem sucesso", explicou, desolado, Rui Carrega, pai da criança.

Filha única de um jovem casal – Rui, de 26 anos, e Maria, de 25 –, Beatriz sabia e cumpria as regras decretadas pelos familiares, residentes no campo, no Areal Gordo, arredores de Faro.

"Tínhamos muito cuidado em fechar sempre o portão e tornar o tanque inacessível. Afinal, o destino quis levar-nos a nossa menina mais cedo", lamentava-se o pai da criança, amparado por vários familiares e amigos, que ontem lhe manifestaram o seu pesar.

PORMENORES

FATAL

Afogamento é a segunda causa de morte acidental nas crianças. Apenas suplantada pelos acidentes de viação.

17 MORTES

A Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI) registou, em 2009, 17 mortes de crianças por afogamento no País.

CURSO PARA FAMÍLIAS

Enfermeiros do Hospital de Faro realizam hoje um curso com o objectivo de ensinar às famílias procedimentos em caso de afogamento. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)