Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Beja adia 30 operações

Um curto-circuito no sistema de climatização do remodelado bloco operatório do Hospital de Beja obrigou ao encerramento de três das cinco salas durante dois dias e ao adiamento de trinta cirurgias.
29 de Abril de 2006 às 00:00
A avaria, segundo o director clínico da unidade hospitalar, José Reina, foi detectada na quarta-feira e reparada no dia seguinte, com a instalação de um novo sistema de climatização.
“Os equipamentos foram testados e desde a meia-noite de hoje [sexta-feira] que o sistema está normalizado. No entanto, no período em que esteve a ser reparado, duas salas do bloco estiveram sempre disponíveis para cirurgias urgentes”, referiu o clínico.
José Reina garantiu ainda ao nosso jornal que as cirurgias adiadas deverão ser realizadas no mais curto prazo possível.
“Vamos fazer um esforço para minimizar o tempo de espera”, disse. No novo bloco do Hospital de Beja, inaugurado em Dezembro do ano passado, têm sido detectadas nos últimos meses algumas deficiências nos equipamentos, sobretudo de ventilação e climatização. Nas obras de remodelação do bloco foram gastos 2,5 milhões de euros, metade dos quais nos trabalhos de construção civil e mudança dos aparelhos de tratamento do ar.
Fonte do Hospital assegurou que após esta avaria “num equipamento com apenas quatro meses” foram iniciadas as diligências para apurar as causas do problema e respectivas responsabilidades.
Ver comentários