Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Belas: "Risco de tragédia em Casal da Mata"

O presidente da Junta de Freguesia de Belas (concelho de Sintra), Guilherme Dias, está preocupado com os aterros ilegais. "Devido às descargas de terra junto ao Estabelecimento Prisional da Carregueira, há risco de ocorrer uma tragédia em Casal da Mata, com casas a poder ficar soterradas", disse o autarca ao CM.
25 de Janeiro de 2010 às 13:35
Deslizamento de terras já levou a cortes na CREL
Deslizamento de terras já levou a cortes na CREL FOTO: Manuel Moreira

Estas afirmações surgem depois do deslizamento de terras num terreno privado junto da auto-estrada 9 (Circular Regional Exterior de Lisboa), que provocou o corte da via por tempo indeterminado, impedindo a circulação automóvel diária de cerca de 20 mil viaturas.

O deslizamento de terras ocorreu no concelho da Amadora, mas é na freguesia de Belas que ocorrem as principais consequências.

Guilherme Dias afirmou que, devido ao facto de a CREL suster as terras, não há risco de casas ficarem destruídas. No entanto, o mesmo não pode afirmar em relação a parte do Aqueduto das Águas Livres, monumento nacional que atravessa os terrenos vizinhos da A9.

A Brisa, empresa que gere a auto-estrada, revelou que o trânsito está cortado em ambos os sentidos, por tempo indeterminado, enquanto decorrem os trabalhos para proceder à estabilização dos terrenos.

O corte da CREL gerou esta manhã tráfego acrescido no já congestionado IC19.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)