Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Beriev tem acidente

O Beriev 200, avião russo que o Governo português alugou para combate aos fogos, sofreu ontem à tarde uma grave avaria no motor esquerdo, em pleno voo de testes, na Barragem da Aguieira, arredores de Santa Comba Dão – e só a perícia dos pilotos evitou a queda.
7 de Julho de 2006 às 01:21
A tripulação tentava a aproximação à barragem para carregar água, cerca das 14h50, quando o motor esquerdo parou.
O avião ficou a voar apenas com um motor. O piloto perdeu por momentos o controlo do aparelho, que rasou copas de árvores – segundo uma fonte do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).
O piloto, por razões de segurança, largou o combustível dos tanques. A gasolina provocou vários fogos florestais que foram controlados por equipas helitransportadas do Grupo de Intervenção e Protecção e Socorro da GNR.
O avião só não se despenhou, segundo a mesma fonte do INAC, “devido à grande experiência dos pilotos”, russos, com “mais de mil horas de voo”. O Beriev conseguiu chegar à base de Monte Real, onde tem estado estacionado.
O Beriev sofreu alguns danos – mas só hoje se ficará a saber se pode ser reparado rapidamente ou se é substituído por outro.
Ver comentários