Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Big Brother do lince ibérico em Silves

O Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico (CNRLI), a criar na Herdade das Santinhas, no concelho de Silves, será um autêntico ‘Big Brother’ da espécie, com a instalação de dezenas de câmaras de filmar que permitirão visionar tudo o que lá se passa.
3 de Setembro de 2007 às 00:00
De Espanha chegarão exemplares para reprodução
De Espanha chegarão exemplares para reprodução FOTO: d.r.
Segundo está previsto, o CNRLI ficará dotado com um sofisticado sistema de video-vigilância, sendo instaladas 73 câmaras, móveis e fixas, e respectivo gabinete de coordenação. Do país vizinho – Parque Doñana – virão alguns exemplares de lince ibérico destinados à reprodução da espécie no Algarve.
A criação do Centro é uma das contrapartidas ambientais a que Portugal ficou obrigado pela construção da barragem de Odelouca. O concurso público foi lançado há poucos dias pela Águas do Algarve e o investimento atinge 4,1 milhões de euros.
O CNRLI é composto por um complexo de cercados reprodutores (com uma área de quase 44 mil metros quadrados), edifício das quarentenas e por edifícios de apoio. A empreitada inclui ainda redes de água, de esgotos (e respectiva estação de tratamento), bem com a instalação de uma central de produção de energia do tipo fotovoltaica.
O Centro, que deve começar a funcionar em finais do próximo ano, disporá de aquecimento de água por painéis solares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)