Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

BIOGRAFIA SECRETA

Na editora Mondadori, o embargo à nova biografia do Papa é total - ninguém pode ter acesso ao texto até dia 18, quando o Papa João Paulo II comemora o 84º aniversário. Nem sequer a revista "Panorama" - do mesmo grupo da Mondadori, propriedade do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi - teve acesso ao texto.
15 de Maio de 2004 às 00:00
A segunda biografia de João Paulo II é aguardada com expectativa
A segunda biografia de João Paulo II é aguardada com expectativa FOTO: Brambatti/EPA
Também por isso a edição nos restantes países, Portugal incluído, vai demorar algum tempo: o necessário para concluir as respectivas traduções.
A primeira biografia do Papa João Paulo II, "Dom e Mistério", foi um 'best-seller' internacional que a segunda promete repetir. Os direitos sobre "Levantai-vos, Vamos" foram comprados pela Mondadori, a maior editora italiana, e as propostas de aquisição têm originado uma disputa feroz no mercado livreiro.
No início da semana, a editora ainda negociava os direitos para vários países. Fonte da Mondadori afirmou ao CM que em Portugal a edição está nas mãos das Publicações Dom Quixote. A obra estará à venda no nosso País em Junho, embora a editora nacional não adiante para já a data exacta. Confirma apenas que a primeira edição rondará os 10 mil exemplares, um número que provavelmente esgotará depressa. Afinal, o mercado está cheio de admiradores do Papa, ansiosos por conhecerem mais pormenores da sua vida.
A primeira parte da biografia, publicada em 1996, vendeu 20 milhões de exemplares em todo o Mundo. Narra os anos de sacerdócio de João Paulo II, a sua relação com o pai e com os judeus.
A segunda parte, cuja tiragem inicial em Itália deve rondar os 250 mil exemplares, é a continuação da anterior. Foca os 20 anos de bispado, a partir de Julho de 1958, quando Karol Wojtyla, então com 38 anos, recebeu um telefonema do cardeal Wjszynsky a comunicar- -lhe a sua nomeação para Bispo de Cracóvia. A acção na Polónia marcou desde cedo o seu relevo dentro da Igreja e criou as bases para que mais tarde ascendesse ao cargo papal.
"É um livro sobre a vida, cheio de frescura e vivacidade", resumiu Joaquín Navarro-Valls, o porta-voz do Papa, ao anunciar em Abril deste ano a futura publicação. "É uma perfeita síntese de elementos biográficos e de reflexão, com detalhes íntimos pouco conhecidos."
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)