Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Blindado atacado

Um novo assalto foi perpetrado contra uma carrinha blindada de transporte de valores, na Maia.
11 de Outubro de 2005 às 00:00
Para a Polícia Judiciária, existe um novo gang especializado em roubos aos carros blindados de valores, sedeado no Norte, quatro anos depois de ter sido desmantelada a quadrilha que fustigou a zona do Vale do Sousa e assassinou um inspector da PJ, João Melo.
O último assalto, consumado na madrugada de domingo, no IC24, junto ao acesso da Estrada Nacional 14 (Porto-Braga), na área na Maia, envolveu sete encapuzados, que dispararam contra uma carrinha da Esegur, depois de terem simulado um acidente de viação, usando pelo menos três automóveis furtados, às duas horas da madrugada
A carrinha da Esegur, depois de atingida pelas traseiras, foi alvejada pela quadrilha, com vários tiros de zagalote, após o que o condutor seria manietado, de caçadeira encostada à cabeça, enquanto o segundo dos funcionários foi obrigado a atirar-se para o chão.
Os assaltantes levaram todos os sacos com cheques e dinheiro – cujo montante as autoridades não divulgam. Fugiram em dois dos três veículos por eles utilizados e que já tinham sido furtados, na véspera, no Grande Porto.
O golpe terá sido preparado ao pormenor, aproveitando o gang o facto de ser um dos percursos mais utilizados pelos carros blindados da Esegur.
Os funcionários da Esegur iam para a sua delegação no Norte, sita em Leça do Balio, Matosinhos, com os valores recolhidos junto de várias empresas clientes, para depositar as quantias recolhidas na casa-forte. A administração da Esegur não se quis pronunciar sobre a vaga de roubos que se tem abatido sobre os carros blindados e especialmente no Norte.
Nos últimos meses tem havido assaltos a carrinhas da Esegur, na área do Grande Porto. Há registo de casos no Porto e na Maia, já durante o ano passado, mas ultimamente foi cometido um assalto nas imediações do hipermercado Continente, sito na Senhora da Hora (Matosinhos) e um outro em Paredes, junto à portagem da A4 (Porto-Amarante).
A Esegur é uma empresa que se dedica a transporte de valores, bem como à segurança estática, detida em partes iguais pelos Grupos BES e Caixa Geral de Depósitos.
NAMORADOS ASSALTADOS
Um casal de namorados foi assaltado no fim-de-semana, quando se encontrava dentro do seu automóvel, num local ermo, em Freamunde, Paços de Ferreira.
O ataque consumou-se durante a madrugada de sábado para domingo. Os dois ladrões empunharam uma caçadeira de canos serrados, e roubaram o carro, um Audi-3. Na fuga, em direcção a Paços de Ferreira, os dois assaltantes dispararam sobre duas outras pessoas. O caso foi participado à GNR e está agora sob investigação da PJ.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)