Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Bolos sem ovos nem leite de vaca

São para comer sem a mais pequena sensação de pecado. Os muffins, cupcakes e bolos de coco confeccionados através de receitas veganas (sem produtos de origem ou derivados de animal) "são o melhor dos dois mundos: gulosos e não engordam", garante Miguel Moutinho, um dos promotores da primeira mostra de pastelaria vegana. A iniciativa, realizada no restaurante vegetariano Bem-me-Quer, em Lisboa, foi um sucesso, com os visitantes a esgotarem o stock de bolos.

2 de Novembro de 2010 às 00:30
Maria de Oliveira Dias garante que os bolos ‘vega’ são saborosos
Maria de Oliveira Dias garante que os bolos ‘vega’ são saborosos FOTO: Jorge Paula

"Confeccionámos cerca de 400 para os dois dias do evento. Ainda faltavam umas horas para o encerrar e já não tínhamos nada para vender. Algumas das pessoas que nos vieram procurar tiveram de ir para casa sem comprarem um único bolo", contou Maria de Oliveira Dias, mentora do projecto e responsável pelo blog ‘thelovefood’, que motivou a iniciativa.

É neste espaço da internet que Maria de Oliveira Dias procura desmistificar a ideia de que a comida vegana não tem sabor e é difícil de confeccionar. No blog existem inúmeras receitas e dicas sobre como preparar uma refeição, na qual todos os produtos de origem ou derivada de animal não contam. "A culinária vegana é simples, acessível para qualquer pessoa fazer em casa", afirmou Miguel Moutinho, referindo que "começa a ser mais fácil ser vegano em Portugal".

No último dia da primeira mostra de pastelaria vegana, que serviu para assinalar o Dia Mundial do Veganismo, celebrado ontem, os visitantes deliciaram-se com os muffins e cupcakes de chocolate ou de mirtilo, além de bolos de coco com e sem glúten. Com o sucesso desta primeira iniciativa, Maria de Oliveira Dias já está a pensar na próxima, que "muito provavelmente será dedicada à pastelaria de Natal". Ao contrário do que acontece quando se fala de culinária tradicional, aqui o ‘chef’ não tem problemas em revelar o seu segredo. Por exemplo, pode-se substituir o leite de vaca por leite de soja.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)