Bolos sem ovos nem leite de vaca

São para comer sem a mais pequena sensação de pecado. Os muffins, cupcakes e bolos de coco confeccionados através de receitas veganas (sem produtos de origem ou derivados de animal) "são o melhor dos dois mundos: gulosos e não engordam", garante Miguel Moutinho, um dos promotores da primeira mostra de pastelaria vegana. A iniciativa, realizada no restaurante vegetariano Bem-me-Quer, em Lisboa, foi um sucesso, com os visitantes a esgotarem o stock de bolos.

02.11.10
  • partilhe
  • 0
  • +
Bolos sem ovos nem leite de vaca
Maria de Oliveira Dias garante que os bolos ‘vega’ são saborosos Foto Jorge Paula

"Confeccionámos cerca de 400 para os dois dias do evento. Ainda faltavam umas horas para o encerrar e já não tínhamos nada para vender. Algumas das pessoas que nos vieram procurar tiveram de ir para casa sem comprarem um único bolo", contou Maria de Oliveira Dias, mentora do projecto e responsável pelo blog ‘thelovefood’, que motivou a iniciativa.

É neste espaço da internet que Maria de Oliveira Dias procura desmistificar a ideia de que a comida vegana não tem sabor e é difícil de confeccionar. No blog existem inúmeras receitas e dicas sobre como preparar uma refeição, na qual todos os produtos de origem ou derivada de animal não contam. "A culinária vegana é simples, acessível para qualquer pessoa fazer em casa", afirmou Miguel Moutinho, referindo que "começa a ser mais fácil ser vegano em Portugal".

No último dia da primeira mostra de pastelaria vegana, que serviu para assinalar o Dia Mundial do Veganismo, celebrado ontem, os visitantes deliciaram-se com os muffins e cupcakes de chocolate ou de mirtilo, além de bolos de coco com e sem glúten. Com o sucesso desta primeira iniciativa, Maria de Oliveira Dias já está a pensar na próxima, que "muito provavelmente será dedicada à pastelaria de Natal". Ao contrário do que acontece quando se fala de culinária tradicional, aqui o ‘chef’ não tem problemas em revelar o seu segredo. Por exemplo, pode-se substituir o leite de vaca por leite de soja.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!