Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Bombeiro luso na equipa da ONU

Leonardo Pereira, dos Municipais de Leiria, está em Itália.
Helena Silva 11 de Julho de 2016 às 08:25
Leonardo Pereira (à dir.) com o comandante da equipa, Robert Triozzi, e um bombeiro do Kosovo, Lulzim Berisha
Leonardo Pereira (à dir.) com o comandante da equipa, Robert Triozzi, e um bombeiro do Kosovo, Lulzim Berisha FOTO: DR
Aos 27 anos, Leonardo Pereira, de Leiria, está a viver uma experiência que estava longe de imaginar ser possível. Desde o ano passado que integra o Fire Rescue Development Program (FRDP), uma organização não governamental de bombeiros reconhecida pela Organização das Nações Unidas, prestando, por isso, serviços em vários países e cenários onde a ONU intervém.

O jovem é a prova de que a persistência e a determinação são, muitas vezes, premiadas. É que foi o próprio que decidiu concorrer para vários organismos, vindo a ser convidado por Robert Triozzi, o comandante responsável pelo FRDP, para integrar a equipa. É constituída por bombeiros de 15 nações diferentes e, na sua página do Facebook, Leonardo aparece em grande destaque, numa fotografia ao lado do comandante Triozzi.

Leonardo é natural de Caniço, Madeira. Mudou-se para Leiria para fazer o curso de licenciatura de Proteção Civil, no Instituto Politécnico da cidade.

Em 2001, entrou na corporação dos Bombeiros Municipais de Leiria, na qual fez várias formações e treinos e participou em diversas operações.
Bombeiro de 3ª classe, decidiu arriscar e tentar a sorte ao nível internacional, enviando candidaturas a várias organizações. Nem hesitou quando o FRDP se mostrou interessado e rumou para Itália, onde se situa a sede. É, ali, o único português.

Nas últimas semanas fez parte da equipa de vigilância ao quartel-general da World Food Program, da ONU.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)