Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Bombeiros algarvios atacam incêndio espanhol em Ayamonte

Bombeiros de VRSA, GNR e helicóptero português acionados. Fogo deflagrou numa zona de mato próxima de habitações.
Rafael Domingues 4 de Agosto de 2020 às 01:30
Chamas chegaram a ameaçar casas junto a urbanização em Ayamonte e a coluna de fumo era bem visível no Algarve
Chamas chegaram a ameaçar casas junto a urbanização em Ayamonte e a coluna de fumo era bem visível no Algarve FOTO: Direitos Reservados
Os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e a GNR foram acionados, esta segunda-feira à tarde, para combater um incêndio que estava a consumir uma zona de mato, próxima de habitações, junto à Urbanizacion Costa Azuri, em Ayamonte, Espanha, junto à fronteira com Portugal.

"No âmbito do protocolo entre os governos português e espanhol que permite a atuação dos bombeiros num raio de 15 quilómetros, mobilizámos para o teatro de operações dois veículos com 7 operacionais. Esteve também envolvido um veículo do GIPS da GNR, sediado em Cachopo, e ainda um meio aéreo português", explicou ao CM Nuno Pereira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.

As chamas deflagraram por volta das 14h00 numa zona próxima de habitações. A rápida atuação dos operacionais espanhóis e portugueses permitiu a extinção do fogo no espaço de uma hora e meia. "Pelas informações que tenho, apesar de as chamas terem estado próximas de habitações, não houve danos a registar", acrescentou Nuno Pereira. A coluna de fumo chegou a ser visível a vários quilómetros de distância. Durante a tarde foram feitos trabalhos de rescaldo para evitar possíveis reacendimentos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)