Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Bombeiros de Albufeira treinam para salvar em caso de sismo

Operacionais aprendem método de resgate com cães.
Diana Santos Gomez 24 de Fevereiro de 2020 às 08:52
Elementos da corporação estão a treinar o resgate de vítimas soterradas
Bombeiros
Bombeiros
Elementos da corporação estão a treinar o resgate de vítimas soterradas
Bombeiros
Bombeiros
Elementos da corporação estão a treinar o resgate de vítimas soterradas
Bombeiros
Bombeiros
Dois operacionais dos Bombeiros de Albufeira estão a realizar um curso especializado em resgate de vítimas soterradas em escombros, em caso de sismo, que está a decorrer em Málaga, Espanha.

A formação, que está a juntar 15 profissionais ligados ao socorro e sete cães, é baseada no método internacional de busca e salvamento Arcón, e está a ser lecionado no Consórcio Provincial dos Bombeiros de Málaga. Os operacionais estão a treinar para salvar o maior número de vítimas soterradas em caso de sismo e queda de infraestruturas com a ajuda de cães treinados.

João Guiomar, bombeiro e enfermeiro de 51 anos, assumiu ao CM que é um "desafio muito positivo e exigente", que explora bem a importância de "uma relação de confiança entre o homem e o animal". Já André Cabrita, de 29 anos, reconheceu que está a ser "uma experiência muito gratificante e intensa".

PORMENORES
300 profissionais
Arcón era o nome do antigo cão do formador Jaime Parejo. O método de busca e salvamento já foi premiado pelas Nações Unidas e outras instituições científicas. Desde 1996 já foram formados cerca de 300 profissionais em todo o mundo.

Sete técnicas
Jaime Parejo explicou ao CM que "as sete técnicas desenvolvidas podem fazer a diferença entre a vida e a morte", desenvolvendo a "concentração máxima dos cães" para encontrar as vítimas soterradas com a ajuda "do seu olfato apurado".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)