Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Bombeiros exigem mais meios

Os bombeiros profissionais reclamam mais meios, mais formação e mais homens para não comprometer as operações de socorro. As preocupações dos ‘soldados da paz' vão ser discutidas esta sexta-feira no conselho geral da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP).
3 de Abril de 2009 às 10:39
Mais meios humanos e técnicos são exigidos
Mais meios humanos e técnicos são exigidos FOTO: d.r.

Segundo Fernando Curto, presidente da ANBP, os pontos em discussão precisam de ser melhorados para não comprometer o apoio às populações. 'Foram distribuídas pelo INEM viaturas para o serviço médico-medicamentoso, os bombeiros profissionais em termos percentuais receberam uma ou outra viatura, num universo de algumas dezenas delas. Tudo isto é uma situação que se vem arrastando aos anos', lamentou.

Fernando Curto defende que todas as associações voluntárias incluam equipas profissionais. 'É preciso criar equipas de primeira intervenção profissionais para que haja uma operacionalidade eficaz', sublinhou.

O presidente da associação defendeu ainda um planeamento anual da Protecção Civil e não apenas das épocas que se esperam mais problemáticas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)