Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Bombeiros faltam à festa

Rui Pereira deixou ontem palavras de elogio aos bombeiros, mas poucos foram os que se entusiasmaram com o discurso do ministro da Administração Interna.

9 de Novembro de 2008 às 00:30
Representantes das corporações de bombeiros decidiram não discursar na cerimónia
Representantes das corporações de bombeiros decidiram não discursar na cerimónia FOTO: Vítor Mota

A cerimónia de homenagem ao Dispositivo de Combate a Incêndios, ocorrida ontem em Lisboa, ficou marcada por muitas ausências de representantes das corporações de bombeiros e dos líderes das federações distritais.

Duarte Caldeira, presidente da Liga de Bombeiros, foi convidado a falar na cerimónia, mas declinou a oportunidade. A Liga queixa-se da falta de um modelo de financiamento para os corpos de bombeiros, um problema que "tem vindo a ser remetido para um papel secundário e as estruturas de bombeiros não merecem esta atitude", diz Duarte Caldeira.

Perante uma audiência de 2400 operacionais dos bombeiros, GNR, PSP, PJ, ANPC, ICN e outras entidades, e ainda o ministro da Agricultura e três secretários de Estado, Rui Pereira anunciou o investimento de 90 milhões de euros já em 2009, para a compra de veículos e obras em quartéis. Frisou ainda a atribuição de outros dez milhões de euros para a compra de equipamento de protecção individual.

Durante a cerimónia, foi homenageado o piloto de helicópteros José Nunes Abreu, que faleceu em Novembro de 2007 no combate a um fogo.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)