Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

BOMBEIROS OUVIDOS E SEF VAI RECEBER HORAS

Bombeiros profissionais e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), marcaram a agenda de ontem do ministro da Administração Interna, Daniel Sanches. Para já, o ministro está em estado de graça. Até ver.
As duas estruturas representativas levaram ao ministro reivindicações antigas, ‘herdadas’ do Executivo anterior: a falta de efectivos nos bombeiros profissionais e o pagamento das horas extraordinárias aos agentes do SEF.
7 de Setembro de 2004 às 00:00
“A falta de efectivos, a progressão nas carreiras e a formação profissionais, bem como a responsabilidade e reconhecimento profissionais, a responsabilidade operacional conjunta do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e a tutela única, sob o MAI para todos os bombeiros, foram alguns dos pontos que abordámos com o ministro, que concordou com a maior parte das nossas reivindicações”, disse ao CM o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, acrescentando: “Quando há dois anos saímos da reunião com o anterior ministro, também saímos satisfeitos, tal como hoje. Resta ver é como se desenrola o processo”.
Hoje mesmo a ANBP envia a Daniel Sanches um conjunto de documentação sobre os problemas do sector e os projectos da associação para a sua resolução e aguarda nova reunião com o governante.
Quanto aos representantes do Sindicato da Carreira de Investigação do SEF, sa]iram da reunião no MAI com a garantia de Daniel Sanches da resolução do pagamento das horas extraordinárias.
“O ministro vai enviar ainda esta semana um documento ao ministro das Finanças para o pagamento das horas extraordinárias em atraso e das que vão ser feitas”, disse Gonçalves Rodrigues, daquele sindicato, frisando ainda que este documento será acompanhado de um outro, da direcção do SEF, que garante que aquela polícia tem verbas próprias que permitem a satisfação desta reinvindicação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)