Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Bombeiros patrulham o Tâmega para garantir segurança das embarcações turísticas

Os bombeiros de Amarante, com o apoio da autarquia local, vão patrulhar o rio Tâmega, na zona da cidade, de 1 de Julho a 31 de Agosto, para assegurar condições de segurança aos utilizadores das embarcações turísticas.
28 de Junho de 2012 às 11:45
Os bombeiros de Amarante, com o apoio da autarquia local, vão patrulhar o rio Tâmega
Os bombeiros de Amarante, com o apoio da autarquia local, vão patrulhar o rio Tâmega FOTO: d.r.

Neste período, a corporação destacará dois bombeiros que estarão atentos às movimentações das guigas (pequeno barco a remos tradicional do Tâmega) e das gaivotas, muito procuradas nos meses de verão por turistas e residentes para demorados passeios fluviais.

No mês de agosto, é habitual ver-se no rio dezenas de embarcações que são alugadas a operadores locais instalados nas margens. Além disso, muitas pessoas costumam percorrer as duas margens do Tâmega, desfrutando das sombras proporcionadas pela vegetação.

Neste período, os bombeiros estarão munidos de meios de socorro, incluindo uma embarcação apropriada, e vão percorrer o leito do rio entre o Areal e o Parque Florestal, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h30, zona e períodos de maior afluência de turistas.

Uma nota da autarquia sublinha que "nos meses de verão, no atravessamento da cidade de Amarante, o rio Tâmega assume um papel preponderante nas opções turísticas e de lazer de visitantes e residentes, que o procuram para passeios em embarcações ou para usufruto das suas margens".

Além da vigilância, os bombeiros prestarão informações às pessoas que desfrutam do rio, recomendando comportamentos seguros no sentido de serem evitados acidentes.

Esta vigilância também foi realizada em 2011 com o apoio da câmara municipal.

 

BombeirosAmaranteTâmegaembarcações
Ver comentários