Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Bombeiros procuram desaparecido no rio Paiva

Duas actividades de rafting nos rios Paiva e Paivô obrigaram este sábado os bombeiros de Arouca e Castelo de Paiva a efectuar operações de salvamento, estando ainda a tentar localizar um desaparecido.
16 de Janeiro de 2010 às 19:57
Desaparecido praticava rafting no rio Paiva
Desaparecido praticava rafting no rio Paiva FOTO: d.r.

"Se o homem que desapareceu for especialista em rafting, pode ainda  estar numa margem do rio, agarrado a alguns arbustos. Se for amador, já  não sei até que ponto há probabilidades de ser encontrado com vida", afirmou Joaquim Rodrigues, comandante da corporação paivense, referindo-se ao homem de 34 anos que está desaparecido no rio Paiva desde as 13h30.

As buscas estão a ser realizadas por 42 homens, numa operação que envolve oito viaturas, um barco e, desde o meio da tarde, também um helicóptero.  

Embora as buscas também envolvam dois barcos dos bombeiros de Entre-os-Rios  e Melros, Joaquim Rodrigues diz que os operacionais de serviço "não podem  fazer mergulho porque a corrente do rio está tão forte que não o permite".  As operações incidem, por isso, nas duas margens do Paiva, cabendo ao helicóptero rastrear as águas até à Barragem de Crestuma, já no Rio Douro.  

Os restantes sete tripulantes do barco chegaram a terra a nado, sendo que apenas um teve que receber assistência médica no local.  

Quanto ao acidente do Rio Paivô, envolvendo 24 pessoas e três embarcações da empresa Fuga e Evasão, o comandante dos Bombeiros de Arouca, Carlos Esteves, confirmou a existência de ferimentos apenas numa pessoa.   

"Houve um ferido ligeiro, a que prestámos assistência logo no local  e não precisa de mais cuidados, e há outra pessoa com hipotermia", esclareceu. 

Os outros 22 tripulantes dos barcos conseguiram nadar até terra, mas acabaram por se perder nas margens do rio, sendo resgatados pelos bombeiros na sequência das buscas levadas a cabo no terreno entre as 13h50 (hora do alerta) e as 15:30.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)