Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Bombeiros trasladados

Os corpos dos cinco sapadores chilenos que morreram no incêndio florestal na freguesia de Famalicão da Serra, na Guarda, foram ontem trasladados para o Chile, para serem sepultados.
20 de Julho de 2006 às 00:00
Segundo fonte do Instituto de Medicina Legal da Guarda, os corpos dos chilenos foram transportados de madrugada, cerca das 02h00 para Lisboa. Pelas 18h00, seguiram para o Chile de acordo com todos os procedimentos legais realizados pela Embaixada do Chile em Portugal.
Os cinco corpos foram trasladados devidamente identificados através das amostras de ADN dos seus familiares – enviadas pelas autoridades chilenas depois da morte dos bombeiros, no último dia 9 de Julho.
“Dois ou três dias após o acidente já tínhamos os resultados dos testes de ADN, que foram efectuados em Coimbra. O atraso no envio dos corpos ficou a dever-se ao facto de as autoridades chilenas, responsáveis pela situação, não terem enviado mais cedo os perfis do ADN dos familiares”, justificou a fonte.
Os sapadores chilenos, entre os 22 e os 30 anos, integravam uma equipa helitransportada da Afocelca, sedeada na zona de Penamacor (distrito de Castelo Branco) e eram especialistas na resposta imediata.
No incêndio que deflagrou em Famalicão morreu, ainda, Sérgio Rocha, de 26 anos, dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo, quando tentava salvar os colegas das chamas. Corre agora um inquérito para apurar se a localização e a actuação dos bombeiros foram correctas.
No dia do fogo, foi detido um homem de 18 anos responsável pelo incêndio. Tiago Gonçalves diz que agiu inadvertidamente. Está em liberdade.
CHAMAS
PRISÃO
O incendiário de 35 anos apanhado segunda-feira por uma patrulha helitransportada, em Figueira, Lamego, ficou a aguardar julgamento em prisão domiciliária.
INCÊNDIO
Um incêndio deflagrou ontem em Ponte de Sor, distrito de Portalegre. As chamas em Vale de Açor foram combatidas por 22 bombeiros com recurso a cinco viaturas e um avião. Anteontem, registou-se um total de 111 incêndios.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)