Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Bombeiros treinam salvamentos

Aprender a fazer salvamentos expeditos em prédios de grande altura foi o tema do primeiro curso de técnicas de salvamento em edifícios ministrado pelo Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) a bombeiros voluntários do distrito e concelho de Lisboa. Durante três dias, 20 bombeiros do distrito e dez do concelho receberam formação que os habilita a fazer salvamentos de forma mais eficaz.
6 de Maio de 2007 às 00:00
Participaram 30 bombeiros
Participaram 30 bombeiros FOTO: Mariline Alves
“No ano passado, o RSB apresentou à Escola Nacional de Bombeiros um pedido de certificação de cursos, como o de salvamento em edifício e o de escoramento de construções”, contou ao CM o coronel engenheiro Niza Pato, segundo comandante do RSB. “Entendemos o dever de dar alguma formação aos bombeiros voluntários de Lisboa até porque, numa situação de socorro – sobretudo de grandes dimensões em que todos os meios são poucos – temos de usar a mesma linguagem”.
Para os participantes, este foi um curso fisicamente muito exigente, com 90 por cento de acções práticas.
A abertura do RSB aos voluntários permitiu a troca de experiências e o aperfeiçoamento da coordenação entre o Regimento de Sapadores de Lisboa e elementos de corporações de bombeiros voluntários da capital.
“O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) definiu que recebessem este curso quatro bombeiros assalariados ou contratados de cada zona operacional, sendo dois deles oriundos de corporações onde há edifícios de envergadura”, explicou o segundo comandante do CDOS, Dinis de Jesus.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)