Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

BOROA ENTRA PARA O GUINNESS

Cerca de 30 mil pessoas assistiram ontem, sob frio intenso e alguma chuva, ao corte da boroa trambela que decorreu na Avenida Europa, em Viseu.
2 de Dezembro de 2003 às 00:00
Padeiros de viseu entraram para o livro dos recordes do guinness
Padeiros de viseu entraram para o livro dos recordes do guinness FOTO: António Simões/lusa
José Carlos Ferreira, um dos padeiros, contou: "O projecto inicial era fazer uma broa com 410 metros, mas como as condições meteorológicas não eram as melhores, optámos por ficar pelos 402 metros".
A boroa bateu o recorde do Guinness por cerca de 20 metros de comprimento, uma vez que o anterior detentor do recorde era um cacete de trigo com 382 metros.
Numa cerimónia onde esteve presente o presidente da autarquia, Fernando Ruas, o pão gigante foi alvo da curiosidade de milhares de pessoas que aguardaram ansiosamente pelo seu corte de forma a poderem comer ou guardarem uma fatia, pois "não é todos os dias que temos um recorde do Guinness na nossa terra" contou um dos populares presentes.
O autarca de Viseu felicitou e agradeceu aos autores "desta proeza, por terem colocado, mais uma vez, Viseu no mapa".
A boroa trambela, como é designada, necessitou para a sua confecção de 1700 kg de farinha de milho, 400 kg de farinha de centeio e de 1200 litros de água para "que fosse possível produzir um pão destes" contou José Carlos Ferreira.
Este padeiro tem já um novo projecto em mente. Uma nova tentativa para o Guinness: confeccionar o maior pão com chouriço do mundo. Uma tentativa que "se deverá iniciar dentro de quatro a cinco meses" contou.
José Carlos Ferreira vai agora "consultar o Livro dos Recordes do Guinness deste ano" para saber quais as dimensões do actual recordista"disse.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)