Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Braga: Agricultores contra fusão de freguesias

Os agricultores do distrito de Braga manifestam-se a 15 de Novembro, naquela cidade, para exigir um política que defenda a produção nacional e para contestar o "apagamento" de um "enorme número" de freguesias, anunciou esta quarta-feira fonte associativa.
2 de Novembro de 2011 às 16:13
Manifestação decorre em frente ao Governo Civil de Braga
Manifestação decorre em frente ao Governo Civil de Braga FOTO: Mário Fernandes

O presidente da Associação de Defesa dos Agricultores do Distrito de Braga (ADADB), José Manuel Araújo, disse à Lusa que a anunciada fusão de freguesias é uma das "principais questões" que está na base da manifestação.


"Com isso, o actual governo roubará às populações rurais o que de mais precioso ainda lhes resta. Já lhes roubou os anéis, agora quer roubar também os dedos", criticou. José Manuel Araújo refere que os "anéis" são "os mais variados" serviços públicos, como escolas, centros de saúde ou postos de Correios.

"Ao acabarem com as juntas de freguesia, estariam a liquidar o último serviço de proximidade que vai resolvendo muitos dos problemas que vão surgindo e a dificultar a vida aos idosos", refere, em comunicado, a ADADB.

Simbolicamente, a manifestação terminará no edifício onde funcionou o Governo Civil e onde os agricultores esperam entregar uma moção com as suas reivindicações, para que "alguém" as faça chegar ao Governo.

"Já não há governador civil mas ainda há Governo Civil, pelo menos as placas assim o indicam. Alguém nos há-de receber, vamos ver", acrescentou José Manuel Araújo. A fusão das freguesias é a única questão nova na luta dos agricultores, que, de resto, continuam a reivindicar medidas que permitam o escoamento da produção e contra o esmagamento dos preços na produção.

A continuidade da quota de produção leiteira pós 2013 e da gestão dos baldios pelos povos, e medidas que dificultem a importação de produtos agrícolas são outras das exigências.

braga manifestação freguesia agricultores
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)