Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Braga oferece bolo-rei com 120 metros e 700 quilos

Iniciativa da Associação Comercial de Braga é realizada desde 2013 e reúne, em média, duas mil pessoas.
Manuel Jorge Bento 15 de Dezembro de 2018 às 06:00
Bolo-rei gigante vai ser distribuído, à semelhança do que acontece desde 2013, esta noite, na rua do Castelo
Bolo-rei gigante vai ser distribuído, à semelhança do que acontece desde 2013, esta noite, na rua do Castelo FOTO: Direitos Reservados
Trinta e nove pastelarias da cidade de Braga uniram-se para a confeção de um bolo-rei com 700 quilos de peso e 120 metros de comprimento, que será oferecido à população, hoje à noite, a partir das 22h00, no claustro da rua do Castelo.

"A iniciativa propicia um momento de confraternização entre bracarenses e comerciantes, num gesto de agradecimento pela preferência pelo comércio tradicional", indicou Rui Marques, diretor-geral da Associação Comercial de Braga.

A iniciativa é realizada desde 2013 e tem reunido, anualmente, cerca de duas mil pessoas. Este ano, as fatias do bolo-rei gigante serão regadas com 120 litros de Favaíto, graças à cooperação da Adega de Favaios. "Queremos que este evento se transforme numa tradição de Natal, que junta os bracarenses em festa e promove as pastelarias", acrescentou Rui Marques.

Numa altura em que os cidadãos se dedicam às compras de Natal, a Associação Comercial de Braga refere o "regresso às lojas de rua, depois de muitos anos em que as pessoas preferiam os centros comerciais".

"Os bracarenses estão a redescobrir o prazer de fazer compras nas ruas da cidade, o que só é possível graças à existência de uma programação atrativa e de qualidade, e um ambiente natalício por toda a cidade", indicou o diretor-geral da associação. Rui Marques espera um crescimento de "cerca de cinco por cento" na atividade do comércio tradicional de Braga.

A distribuição do bolo-rei gigante estava prevista para a praça Conde de Agrolongo, mas a previsão de chuva para hoje levou à deslocação para a rua do Castelo. A tradicional fogueira de Natal não será realizada.

Os espetáculos previstos para a tenda e o palco da avenida Central, no âmbito do programa ‘Braga É Natal’, mantêm-se.
Ver comentários