Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

BRUXELAS CHUMBA ÁGUA PORTUGUESA

Portugal tem a pior classificação de qualidade da água das praias fluviais no seio da União Europeia, segundo conclui um relatório da Comissão Europeia, divulgado esta terça-feira em Bruxelas.
23 de Dezembro de 2003 às 13:58
O relatório, que incide sobre a avaliação dos recursos hídricos europeus, analisa a qualidade e quantidade de água do mar, rios, lagos, estuários e lagoas de diversos países europeus, com base em 57 indicadores.
Em relação a Portugal, o estudo mostra que a qualidade da água para banhos nas praias fluviais, em 2001, não cumpriu as normas europeias. Espanha foi outro dos países comunitários que também chumbou na análise das águas de praias interiores. Com parecer positivo, a Irlanda e a Dinamarca foram os melhores cumpridores das regras dos valores indicativos e obrigatórios da qualidade da água nas praias interiores.
Quanto às águas de praias oceânicas, Portugal ocupa o sexto lugar da lista dos países que mais respeitam as regras europeias.
Em reacção a este relatório, a associação ambientalista Quercus recordou já ter alertado para o problema da má qualidade das águas fluviais há algum tempo. A organização realça ainda que a preocupação da UE com a má qualidade das paias interiores reflecte a “falta de prioridades” na política portuguesa para os recursos hídricos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)