Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Burla dezenas e tribunal solta-o

Dizia ser empresário de sucesso em Portugal, Estados Unidos e Rússia ou ser investidor na bolsa de valores. Vivia em hotéis para não ser encontrado. Mas a farsa de Manuel Fernando Santos, de 52 anos, chegou ao fim após seis anos, tendo burlado dezenas de pessoas em todo o distrito de Aveiro, em cerca de 70 mil euros. Ouvido pelo juiz, foi solto.

20 de Outubro de 2010 às 00:30
Manuel Fernando Santos (à dir.) é suspeito de burlar dezenas de pessoas em todo o distrito de Aveiro
Manuel Fernando Santos (à dir.) é suspeito de burlar dezenas de pessoas em todo o distrito de Aveiro FOTO: Salomé Filipe

O homem foi detido anteontem, às 18h00, em Esmoriz, depois de estar a ser investigado pela GNR há seis meses.

A cada vítima que abordava, o burlão, natural de Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira, contava uma história diferente. A única verdade que mantinha era o seu nome. As autoridades acreditam que o arguido terá burlado muitas vítimas que ainda não apresentaram queixa.

Numa das maiores burlas, de 25 mil euros, garantiu ser investidor da bolsa. Em troca do dinheiro, prometeu investir em acções para duplicar o montante. Mas Manuel desapareceu e levou o dinheiro. "Se o virem, fujam. É um mentiroso compulsivo e tem a capacidade de perceber se uma pessoa tem algum poder económico. Aprendeu ao longo dos anos a enganar muito bem as pessoas", contou ao CM fonte do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Oliveira de Azeméis, responsável pela investigação. Presente a tribunal, foi libertado.

Ver comentários