Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Burla em ATM chega a Lisboa

Dois homens, um de 29 anos e outro de 31, foram detidos em flagrante pela PSP de Lisboa por tentativa de assalto na caixa de multibanco do Banco Popular na avenida da Igreja, Lisboa, pelo método de cash trapping – uma espécie de burla em que o dinheiro fica preso na ranhura do ATM.
16 de Julho de 2011 às 00:30
A caixa ATM onde foi detectado o crime
A caixa ATM onde foi detectado o crime FOTO: Pedro Catarino

O método foi detectado no início do ano no Algarve, com o registo de vários casos. O cash trapping consiste na aplicação de um dispositivo de plástico ou metal na ranhura por onde sai o dinheiro na caixa ATM. Quando o cliente vai retirar o dinheiro, este fica preso dando a ideia que as notas não saíram (estão presas pelo dispositivo e não visíveis ao utilizador). Assim que a vítima desiste e se vai embora, os ladrões vão à máquina e retiram o dispositivo e o dinheiro. O homem de 29 anos tinha um mandado de captura internacional e, presente no Tribunal da Relação, ficou em preventiva.

O duo é suspeito de ter usado o esquema em outros ATM da zona, sendo que já estavam referenciados como possíveis autores do mesmo crime em vários pontos do País. A PSP montou vigilância assim que foi detectada a colocação do dispositivo.

ATM BURLA LISBOA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)