Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Burla na compra de carros pela net

A PJ recebeu nos últimos dois meses dezenas de queixas de portugueses que afirmam ter sido burlados na compra de automóveis usados através de ‘sites’ especializados na Alemanha. As vítimas contactaram com os vendedores e aceitaram que o negócio fosse feito de forma paralela – ganhando com isso um desconto até 1500 euros. Os portugueses fizeram as transferências bancárias mas nunca receberam as viaturas.
14 de Agosto de 2005 às 00:00
A procura de viaturas usadas a preços ‘simpáticos’ tem levado a inúmeras burlas
A procura de viaturas usadas a preços ‘simpáticos’ tem levado a inúmeras burlas FOTO: Natália Ferraz
A Pj assume que o número de queixas atinge já “um número preocupante”. Carlos Cabreiro, da Direcção Central de Combate à Criminalidade Económica e Financeira, adianta ao CM que na PJ têm aparecido “algumas dezenas de casos isolados, mas poderá haver muitas outras queixas em outros órgãos de polícia”. Carlos Cabreiro assegura que está em actividade “mais do que um grupo de burlões”.
A maioria das burlas tem passado pelo ‘site’ alemão ‘www.mobile.de’, um stand virtual de compra venda de usados.
As burlas processam-se de forma simples. Os compradores licitam a viatura e contactam com os vendedores. Os incautos são então convidados a abandonar os canais de pagamento disponibilizados ‘pelo’ site. Como vantagem pela ‘irregularidade’ é-lhes dado um desconto de 1000 a 1500 euros no preço do carro.
O suposto vendedor encaminha o pagamento para transferências bancárias directas para contas com nomes falsos e que são fechadas logo após a entrada do dinheiro. O comprador envia a verba e o carro nunca chega a Portugal.
As propostas fraudulentas de venda vêm da Alemanha e países de Leste, esclarecendo a PJ que os ‘sites’ funcionam de forma idónea e não têm responsabilidade nas burlas.
O fenómeno já era conhecido na Alemanha, onde as autoridades têm uma campanha de alerta para estas situações. O caso mais grave ocorrido naquele país foi, tal como o CM noticiou no dia dois, o do emigrante português Vítor Gonçalves, assassinado por dois turcos a quem iria comprar um Mercedes por 31 mil euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)